ROTARY CLUB PRESIDENTE VENCESLAU, INTENSIFICA “PROJETO AGUA LIMPA” ATRAVÉS DA COLETA DE OLEO DE COZINHA USADO.

Postado em: 09 de Janeiro de 2018 por Rotary Club de Presidente Venceslau

O Rotary Club de Presidente Venceslau, tendo como uma das áreas de enfoque o fornecimento de água limpa no planeta, os Rotarianos de Presidente Venceslau tendo no comando o Presidente Álvaro Carlos da Silva, preocupados com o tamanho do problema a ser enfrentado com a reciclagem de Óleo de cozinha usado, esclarece que “O consumo mundial de óleo de cozinha é de aproximadamente quatro bilhões de litros por ano e cerca de 1,5 bilhão é descartado após o uso. Somente 15% desse óleo residual é coletado e reaproveitado, o restante é descartado nos esgotos, solos ou rios”, ressaltou ele. Quanto às consequências, Alvaro comentou que um litro de óleo que chega aos rios polui aproximadamente um milhão de litros de água potável. E foi esse dado alarmante que, segundo ele, motivou a organização em que trabalha a buscar meios de reduzir esse problema ambiental. Diz ainda que esse óleo é reutilizado para fabricação de Biodiesel “Tudo que vem para somar, para ajudar o meio ambiente, eu acho de extrema importância “ finalizou o Presidente Alvaro Carlos da Silva.

Segundo o Coordenador o Rotariano André Luiz dos Santos Barbosa, Presidente Venceslau conta com vários Eco Pontos de coleta de Óleo de cozinha espalhados pela cidade e para participar basta separar o produto em um vasilhame fechado que pode ser garrafa PET de 2 litros e levar a um dos Eco Pontos nem é preciso peneirar comenta o Coordenador do Programa Andre. Segundo André, a empresa J.R. Bady – Reciclagem e Comercio de Oleos Vegetais Ltda-ME devidamente registrado na CETESB n. 14007013 responsável pela coleta e destino final do óleo coletado e que sempre acompanhado de um Rotariano a cada 30 dias passa nos Eco Pontos da cidade para fazer a coleta do Óleo Usado, vale lembrar que o óleo usado não é gratuito sendo que a cada 4 litros de óleo usado entregue é trocado por 1 litro de óleo novo também é pago o valor de R$-0,26 centavos por litro do óleo usado ao Rotary que por sua vez transfere o dinheiro arrecadado ao Interact que tem como coordenadores Luiz Henrique Zambon Abrantes e Christine Abrantes,  e que é revertido em programas sociais promovidos pelo Interact Venceslauense. Já a comissão de meio ambiente do Rotary comemora com o resultado alcançado nos últimos 40 dias onde foram coletados mais de 1.500 litros de óleo usados na cidade e que em breve a comissão se reunirá para incrementar o projeto denominado “Agua Limpa”